Como tudo começou!



Em 2012 "descobri" a obra de Luiz Gonzaga. Por conta do centenário que seria comemorado esse ano e que estava sendo muito divulgado pelo Nordeste (Pernambuco e Paraíba) onde eu e Juliana estávamos em janeiro fazendo pesquisas, visitando centros de cultura, ensaios de grupos, festivais, festas... Eu prestei mais atenção na obra desse mestre. Me apaixonei! Com certeza entre as 10 melhores coisas que me aconteceram esse ano, uma delas foi "descobrir" a obra de Luiz Gonzaga e outra foi esse espetáculo ter acontecido como aconteceu.

Ao voltar para São Paulo propus a amigos, que encarassem essa comigo: montar um espetáculo de dança com as músicas de Gonzagão. Essa ideia não saia da minha cabeça. E eles toparam! E mesmo sem dinheiro começamos os ensaios. Convidei Alisson para coreografar, ele havia acabado de voltar a São Paulo e topou sem pensar!

Começamos. A Casa de Cultura Palhaço Carequinha cedeu o espaço para ensaios. A proposta pro grupo era clara: Montar um espetáculo sem dinheiro nenhum, tentar vendê-lo, circular, sei lá... Algum retorno deve dar!

Os dançarinos eu já havia conseguido, e agora faltava "a música". Pensei em várias opções e cheguei a propor pra alguns bons trios de forró que toparam, mas quando lembrei do Vinicinho, pensei: Preciso falar com ele primeiro. Quando contei pra ele a ideia ele me contou que acabara de montar um grupo, que tocaria não só forró, mas sim outros ritmos da cultura popular também, ou seja, a fome e a vontade de comer se encontraram, e o Mundo Fuá era, com certeza, o grupo certo pra esse projeto.

Fomos ao ensaio do Mundo Fuá, Juliana sempre junto, e fechamos a parceria! Conhecemos Léo, Rogério e Moita e bola pra frente!

Coreografamos 2 músicas, a Fervo disponibilizou um recurso pequeno mas que foi o suficiente pra Juliana fazer todos os figurinos. Fizemos uma ensaio para ser filmado, fotografo e com esse material a produtora trabalhou e negociou nossas 3 primeiras apresentações nas 2 primeiras semanas de julho. Na correria da estreia, Moita, o sanfoneiro teve que se ausentar do grupo, sendo substituído por Zezão, que chegou chegando e fez as apresentações com o grupo.

 Nessa altura do campeonato o grupo estava quase se desfazendo, saíram André, Carla e Michelle, ficando Aline, Angelita, Alisson e Juliana, mas não demorou e entraram novas pessoas, saíram outras, e nesse vai-e-vem o Núcleo Fervo de Criação fechou sua nova formação com Alisson, Aline, Angelita, Elson, Filipe, Juliana e Silvana. Fizemos mais algumas apresentações, inclusive na festa no Vale do Anhangabaú em homenagem ao Rei do Baião organizada pela Secretaria de Cultura de São Paulo.

Pouco antes disso tomei conhecimento do edital que a FUNARTE lançou em comemoração aos 100 anos de Gonzagão e que encerraria o prazo de inscrição em 2 dias, então me apressei, escrevi e inscrevi. Nesse momento era só torcer!

Continuamos nossa jornada, estreamos, fechamos outras apresentações e aí veio a notícia: Fomos contemplados com o prêmio da Funarte!

A emoção foi imensa, e logo começamos os preparativos desse segundo espetáculo que essa nova cia da Fervo Produções deveria montar - Dias de Lua.

Roteirizamos, pensamos no figurino, cenário (que ficou por conta da Juliana, Elson e Marcio, que também assumiu a produção de campo). Marcamos as datas das apresentações e começamos a correr contra o tempo.

Nossos ensaios foram dobrados, e o Centro Cultural Humbalada foi outro parceiro que abriu as portas com o maior carinho do mundo pra nós, e novamente sofremos uma alteração no elenco, Zezão que entrou pra substituir Moita teria que sair (faltando 2 semanas pra estreia) então conhecemos Cicinho, que com sua experiência conseguiu tranquilizar  grupo com a poesia que produzia com sua sanfona.

Agora começa nossa breve temporada, 4 apresentações, em 4 cantos da cidade, Zona Norte, Sul, Leste e Oeste, nos CEUs Perus, Vila Rubi, Quinta do Sol e Uirapuru, respectivamente. Foi assim que nasceu um cia e assim que nasceram 2 espetáculos, agora é torcer pra que 2013 seja ainda melhor, e que possamos levar a obra desse mestre pra todo país.

Obrigado a todos!!!

Filipe Edmo
(diretor)



Nenhum comentário:

Postar um comentário